Faltando menos de duas semanas para o primeiro show da banda CITIZEN no Brasil, nós tivemos a chance de bater um papo com o baterista da banda, Jake Duhaime sobre as expectativas para os shows aqui no Brasil, sobre a história da banda e muito mais!
CITIZEN é uma banda norte americana de Post-Hardcore/Pop Punk/Emofundada em 2009, a banda possui 3 álbuns de estúdio e 1 EP na carreira e conta com semelhanças sonoras com bandas como Turnover e Title Fight. CITIZEN vem ao Brasil em Abril com sua primeira turnê sul-americana passando por Porto Alegre com a banda Sinclaire (26/04), Curitiba com as bandas Othersame e Display (27/04), São Paulo com as bandas BLACK DAYS e Vistas (28/04) e Rio de Janeiro com a banda Roterdan (29/04). Ingressos em: https://pixelticket.com.br
Antes de qualquer coisa gostaríamos de dizer que estamos muito feliz e honrados pela oportunidade e gostaríamos de agradecer a confiança que a Solid Music tem depositado em nós e também ao apoio de todos vocês que seguem e compartilham nossas postagens!
Mas agora vamos ao que importa, esperamos que vocês gostem da entrevista!
Respondido por Jake Duhaime (Baterista):
We Are Fearless: Já que é sua primeira vez no Brasil, qual é a sua expectativa para essa turnê? O que podemos esperar da banda? Haverá um setlist especial para nós?
Jake Duhaime: Sempre que nossos colegas vão para a América do Sul, eles ficam completamente impressionados com a experiência geral. Isso nos deixa muito animados! Todos vocês podem esperar que iremos comer toneladas de comida e tocar os melhores shows de nossas vidas.
Setlist especial? Nós provavelmente temos tempo suficiente para aprender o hino nacional do Brasil. :)
WAF: Desde o lançamento do álbum “As You Please”, como têm sido a resposta do público ao redor do mundo? Além disso, como foi o processo de gravação e composição do álbum?
Jake: A recepção ao álbum foi realmente incrível. Na semana do lançamento, nós tocamos no Reino Unido e as pessoas cantavam as novas músicas como se estivéssemos tocando elas há anos. Não posso nem colocar em palavras o quanto estávamos enlouquecidos.
Nós dedicamos muito tempo para escrever o álbum e acho que isso ajudou a torná-lo tão dinâmico quanto é agora. Tudo foi monitorado pelo nosso amigo Will Yip no Studio 4, um lugar onde ficamos muito confortáveis. Foi um momento muito emocionante.
WAF: Desde o lançamento do primeiro EP “Young States” em 2011 para “As You Please” lançado no ano passado, qual foi a maior mudança no som da banda?
Jake: Embora as pessoas muitas vezes tentem definir exatamente como é a nossa banda, elas nunca conseguirão nos categorizar de verdade. A “Citizen” está sempre crescendo e mudando, e acho que isso é o que faz a banda se sustentar. “Young States” foi escrito quando todos estavam literalmente no ensino médio, então houve um claro amadurecimento no som ao longo dos anos.
WAF: Vocês já imaginavam que um dia sua música poderia levá-los tão longe que um dia você seria capaz de viajar pelo mundo e finalmente vir a um lugar como o Brasil?
Jake: Nunca! Quando comecei a tocar, meu sonho era que as crianças mais velhas pedissem para a minha banda tocar na garagem deles. Hah! É de alguma forma tão modesto e capaz de inflar o ego quando você descobre que alguém do outro lado do mundo quer ver sua banda. Todos nós temos muita sorte de ter pessoas que podem construir cenas tão fortes em lugares como o Brasil.
WAF: Vocês se lembram da sua primeira experiência no palco? Como foi e onde? Desde aquela época, qual foi o seu show favorito até hoje, por quê? E qual sua música favorita para tocar ao vivo?
Jake: Os antigos shows da Citizen costumavam ter uma espécie de “seleção” aleatória de pessoas tocando na banda. Acredito que o primeiro show de todos os tempos foi o com a banda Set Your Goals. Isso foi antes de eu entrar na banda!
Nós todos provavelmente teríamos escolhas diferentes para nossos shows favoritos.
Recentemente, tocamos em uma cidade natal em Detroit neste local clássico chamado St Andrews. Eu comecei a ir para shows lá quando eu tinha 15 anos, então foi realmente surreal estar no palco. Todos os nossos amigos e familiares estavam lá e foi um show insano.
Eu diria que nossas músicas favoritas coletivas para tocar ao vivo agora seriam “Jet” e “In the Middle of iT All”. Não tenho medo de admitir que somos grandes fãs dessas músicas em geral.
WAF: Qual foi a maior influência para iniciar a banda?
Jake: Não é nenhum segredo que qualquer banda da nossa cena sempre se inspirou na Title Fight de uma forma ou de outra. O quanto eles fizeram por esse “mundo” é inegável. É muito legal poder chamá-los de contemporâneos agora.
WAF: A banda começou no sudeste de Michigan/Noroeste de Ohio, certo? Como era a cena local na época em que a banda foi formada? Como está a cena agora?
Jake: A cena local em Toledo e Detroit nunca deixa de me impressionar com a produção criativa de bandas ao longo dos anos entre todos os gêneros. Ir a shows em qualquer cidade é sempre um momento muito divertido e convidativo também.
WAF: Nós criamos uma playlist no Spotify com todas as bandas locais do Brasil que estarão apoiando vocês na turnê, tem alguma banda local que vocês queiram mostrar pra gente?
Jake: Com certeza! Vocês deveriam conferir:
Freedom: https://freedomxxx.bandcamp.com/
True Love: https://truelovehc.bandcamp.com
Good Personalities: https://goodpersonalitiestol.bandcamp.com/
Breaking Wheel: https://breakingwheel.bandcamp.com
The Flats: https://theflats1.bandcamp.com
Motor City Madness: https://mcmadness.bandcamp.com/releases
WAF: Qual foi a maior conquista que vocês conseguiram como uma banda? Qual é a coisa mais difícil de estar em uma banda?
Jake: Há tantas coisas de que a Citizen se orgulha. Qualquer álbum que tenhamos feito, poder tocar com grandes bandas, sermos convidados para tocar em festivais incríveis e sermos capazes de fazer a banda em tempo integral, são grandes conquistas para nós
Estar em uma banda pode ser realmente cansativo. Por isso, é importante manter sempre as boas vibrações e boas energias entre os membros.
WAF: Tem algo que vocês queiram falar para todos os seus fãs no Brasil?
Jake: Estamos a caminho!!!
Siga CITIZEN em:
Twitter: https://twitter.com/Citizenmi
Instagram: https://www.instagram.com/Citizentheband/
Spotify: http://spoti.fi/1UzRHYF
Comments